1 de agosto de 2007

"Façam um círculo"

Mais uma postagem sobre aulas... rsrs.

Agora o caso é um tanto quanto diferente! Eu estou cursando a disciplina "Prática de Ensino de Física I" e esta requer que eu, além de ministrar 1 aula para os demais alunos do curso, ainda observe 60 horas/aula no ensino médio, afim de discutir suas qualidades e defeitos; a escola escolhida* pela maioria é o CEFET-PE ou o Colégio de Aplicação da UFPE, sendo a primeira a minha opção.

Ontem fui pela primeira vez "observar" aulas desacompanhado. Durante as aulas comecei a esboçar alguns desenhos que tinha que fazer e o tempo passou tranquilamente... Até a quarta aula! Quando o professor de história pediu que me apresentasse à turma e me inseriu no grupo de discussão eu percebi que ele era sério, acho que não tive lá bons professores de história na vida. Tive de esquecer os desenhos e prestar atenção; ninguém "escapou" da circunferência.

Revolução Russa era o tema da aula, mas como tem na agenda da turma uma viagem para Catende, o professor começou dando informações histórico-geográficos do lugar e depois começou a discutir aspectos políticos e associar com outras aulas. Quando começou a falar sobre a Revolução Russa, baseava-se no texto que tinha distribuído anteriormente para a turma. O mais interessante foi que a cada passo dado em aula era associado com o comportamento da sociedade atual e os sistemas de governo, instigando a atenção de todos e induzindo os seus alunos a pensar sobre.

Houve um momento "clímax" que um aluno conseguiu associar tudo aquilo com a viagem que iria ter para Catende e a conexão com certeza excitou todo mundo. Pense você: revolução russa e a usina de catende... O início da aula resurgindo no final. Sabemos que no fundo tudo é interligado e é associado, mas ver isso na prática em uma "conversa" é fantástico, não? Muito boa a aula.

O chato em se estudar física é que não existe muito o que se discutir: claro, é uma ciência exata!(...) Isto está claramente errado! A física interrelaciona-se com a história, com a geografia e com todas as demais disciplinas que estudamos, o problema é que associá-las é um problema já que aparentemente as áreas estão muito afastadas. Mesmo na universidade não se procura diminuir esta diferença, já que cada área se ramifica cada vez mais e não existem muitas cadeiras que procurem uma relação disciplina A com disciplina B...

Esta aula de história com certeza me fez refletir muito na possibilidade de excitar, quanto a física, discussões construtivas que venham a beneficiar meus futuros alunos a saber a "posição" que a física ocupa em relação às demais disciplinas. Não acho que é impossível ou inviável tirar um momento para discutir o que é a física e qual seu papel social e histórico, por exemplo. Acho até que os alunos não simpatizantes com minha disciplina podem sentir, ao menos neste momento, que a física é mais interessante do que antes havia suposto.

________
* Escolha não é bem a palavra, o departamento conhece e confia nos professores destes colégios e por isso evita que os alunos se fixem em colégios outros, como onde trabalha; pois procura evitar que o aluno preencha a ficha com as assinaturas dos professores sem ter de fato observado as aulas.

Um comentário:

Unknown disse...

Ei, Thiago...Como é o nome desse professor de história do CEFET???? Me diz por favor, que pelo q vc descreveu, acho q ele foi meu professor lá no Ensino Médio...Bjão