26 de maio de 2009

Sozinhos (parte 5)

Eu estou cheia disso tudo!
Minha mãe é insuportável, minha irmã está ficando igualzinha a ela. Depois que a mamãe soube que a vovó estava passando bem de vida resolveu se instalar na casa dela. Moramos de favor na casa da mãe da minha mãe, vê se pode? Eu queria poder sair de casa agora mesmo e me virar sozinha, com minha organização, com o meu jeito em tudo e não ficando ouvindo desaforos da minha mãe. Aiii quando este dia chegar! Serei feliz...
Realmente eu não entendo: minha vó e eu fazemos mais da metade dos serviçoes domésticos enquanto que minha mãe e a bonitinha da maninha ficam vendo televisão ou fofocando com a vizinha. Esta semana fiquei sabendo que a maninha pode desistir de ano no colégio: mamãe só deu uns gritinhos com ela e depois se acalmou: será que é só a filha mais velha que se lasca? Se eu tivesse feito isto no meu tempo tenho certeza que mamãe me deserdava! Sem contar que, de horas em horas, ela passa na minha cara que eu tenho que trabalhar, que o dinheiro do meu pai não dá pra tudo e que só estamos vivendo bem porque estamos na casa da vovó...
A vovó! Não entendo ela: antigamente todas falávamos bem direitinho com a vovó por ela ser tão velhinha e ser a dona da casa, mas com o tempo ela se tornou uma empregada como eu, faz as tarefas mais difíceis, quando eu não vejo, sem ao menos murmurar e faz todos os gostos daquelas parasitas. Ela entristece quando mamãe reclama comigo e vai fazer as tarefas se eu deixar de fazê-las, assim nunca posso deixar de fazer. Mamãe é cruel o bastante para saber disto e usar para conter qualquer rebeldia minha. Ahhhh! Que saco! Me sinto numa teia da aranha mais sanguessuga que poderia haver!
Em casa só posso conversar direito com a vovó. Já enchi o saco das outras duas e por mim estaria em outra cidade vivendo minha vida... A vovó é tão paciente, tão meiga, tão linda! Não tem como não se acalmar ao lado dela, sabe? Ela é um anjo na minha vida. Mas eu acho que o bem não deveria ficar servindo de empregado para o mal sabe? Será que eu estou errada? Porque as coisas são assim? Meu amigo disse que o bem não serve o mal, mas são as pessoas boas que não sabem se impor para os oportunistas, ele chamou de bondade ignorante, sei lá...
Um dia perguntei para a vovó por quê ela aguentava viver com um bando de mulheres desocupadas que só viviam parasitando na vida dela, tomando conta da sua maravilhosa casa, de sua renda pessoal, de sua vida enfim... Eu sei ainda que a vida dela com a mamãe nunca foi da mais santíssima paz não: elas sempre brigaram muito, acho que até mais de como eu brigo com minha mãe hoje. A resposta dela foi simples: "Sem vocês, minha querida, eu não viveria..."
Eu ainda não entendi o que isto quer dizer, mas tenho impressão que é melhor ficar sem saber...

Nenhum comentário: