1 de agosto de 2007

"Façam um círculo"

Mais uma postagem sobre aulas... rsrs.

Agora o caso é um tanto quanto diferente! Eu estou cursando a disciplina "Prática de Ensino de Física I" e esta requer que eu, além de ministrar 1 aula para os demais alunos do curso, ainda observe 60 horas/aula no ensino médio, afim de discutir suas qualidades e defeitos; a escola escolhida* pela maioria é o CEFET-PE ou o Colégio de Aplicação da UFPE, sendo a primeira a minha opção.

Ontem fui pela primeira vez "observar" aulas desacompanhado. Durante as aulas comecei a esboçar alguns desenhos que tinha que fazer e o tempo passou tranquilamente... Até a quarta aula! Quando o professor de história pediu que me apresentasse à turma e me inseriu no grupo de discussão eu percebi que ele era sério, acho que não tive lá bons professores de história na vida. Tive de esquecer os desenhos e prestar atenção; ninguém "escapou" da circunferência.

Revolução Russa era o tema da aula, mas como tem na agenda da turma uma viagem para Catende, o professor começou dando informações histórico-geográficos do lugar e depois começou a discutir aspectos políticos e associar com outras aulas. Quando começou a falar sobre a Revolução Russa, baseava-se no texto que tinha distribuído anteriormente para a turma. O mais interessante foi que a cada passo dado em aula era associado com o comportamento da sociedade atual e os sistemas de governo, instigando a atenção de todos e induzindo os seus alunos a pensar sobre.

Houve um momento "clímax" que um aluno conseguiu associar tudo aquilo com a viagem que iria ter para Catende e a conexão com certeza excitou todo mundo. Pense você: revolução russa e a usina de catende... O início da aula resurgindo no final. Sabemos que no fundo tudo é interligado e é associado, mas ver isso na prática em uma "conversa" é fantástico, não? Muito boa a aula.

O chato em se estudar física é que não existe muito o que se discutir: claro, é uma ciência exata!(...) Isto está claramente errado! A física interrelaciona-se com a história, com a geografia e com todas as demais disciplinas que estudamos, o problema é que associá-las é um problema já que aparentemente as áreas estão muito afastadas. Mesmo na universidade não se procura diminuir esta diferença, já que cada área se ramifica cada vez mais e não existem muitas cadeiras que procurem uma relação disciplina A com disciplina B...

Esta aula de história com certeza me fez refletir muito na possibilidade de excitar, quanto a física, discussões construtivas que venham a beneficiar meus futuros alunos a saber a "posição" que a física ocupa em relação às demais disciplinas. Não acho que é impossível ou inviável tirar um momento para discutir o que é a física e qual seu papel social e histórico, por exemplo. Acho até que os alunos não simpatizantes com minha disciplina podem sentir, ao menos neste momento, que a física é mais interessante do que antes havia suposto.

________
* Escolha não é bem a palavra, o departamento conhece e confia nos professores destes colégios e por isso evita que os alunos se fixem em colégios outros, como onde trabalha; pois procura evitar que o aluno preencha a ficha com as assinaturas dos professores sem ter de fato observado as aulas.

2 comentários:

ilka disse...

Ei, Thiago...Como é o nome desse professor de história do CEFET???? Me diz por favor, que pelo q vc descreveu, acho q ele foi meu professor lá no Ensino Médio...Bjão

Camiseta Personalizada disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).