2 de janeiro de 2008

Emancipação da Bahia do Nordeste

Comendo feijoada com meus pais em cima da cama deles, ao assistir o fim do programa Conexão Xuxa de 16/12/07 me assustei com algumas afirmações apesar de eu ter citado a Xuxa , por favor leia este post até o final. Até onde eu entendi, as gravações em Recife e Olinda foram as finais da etapa Nordeste do programa ( "15/12/07 - A grande final em Recife será gravada. Caco Ricci, Jorge de Sá, Adriana Behar, Danielle Suzuki e os adolescentes se preparam. A campeã do vôlei passa perrengue antes da gravação. Quer ver o que aconteceu com ela? Assista!" vide http://conexaoxuxa.globo.com/ENT/Colunas/0,,9932,00-ETAPA+NORDESTE+EXTRA.html).

Dei uma pausa por falta de informação e estou voltando a escrever só hj em 01/01/08 (a tá! Feliz Ano novo pra todos). Até aí, tudo bem. O problema foram as chamadas sobre a próxima fase. No momento que as vi, não quis acreditar no que ouvi; provavelmente eu havia entendido errado. Mas depois do último domingo, tive a confirmação. Depois da etapa Nordeste (com a final em Recife e Olinda), veio a etapa "Salvador"?! ( 01/01/08 - http://conexaoxuxa.globo.com/ENT/Colunas/0,,9322,00-ETAPA+SALVADOR.html). Eu acho isso assustador. Não pelo fato inegável do crescimento da Bahia frente aos outros estados do Nordeste - tanto que já escutei várias vezes o profº Fernando Machado da UFPE falando sobre os grandes investimentos em ciência q a Bahia está fazendo em comparação com Pernambuco - mas pela provável remodelagem "geográfica" do nosso mapa. O interessante disso é perceber claramente qual é a diferença entre estados do nordeste e do sudeste: puramente econômica.

Digo isso pois, a fim de ter mais respaldo no que eu falo, enquanto escrevia o parágrafo anterior, parei no meio pra falar sobre esse assunto com o meu tio Pedro Alcântara. Ele me disse que isso não é novidade: já se ouvia essa história desde início de 1990, principalmente quando o finalmente finado Antônio Carlos Magalhães se elegeu pra senador pela 1ª vez em 1994. Creio eu que uma modificação geográfica deva-se não só a características econômicas, mas também climáticas, culturais e a outros parâmetros sociais. E, pelo jeito, o povo de São Paulo e Rio de Janeiro estão diminuindo esta lacuna via absorção cultural (ou será a velha teoria da conspiração da mídia - através da Globo - empurrando a Bahia neles goela abaixo?).

Eu tenho a tendência ingênua de não me preocupar com o preconceito que não me atinge. Que remarquem as divisas regionais e que os motivos sejam os piores possíveis. Eu não ligo. Só que tenho medo que esse tipo de preconceito me atinja, que a atenção dos próximos governos federais e das empresas nacionais e internacionais fixem desequilibradamente sobre o sul e sudeste (acho q isto já seja verdade, mas não sei onde procurar na net dados que comprovem).

E como nós do nordeste ficamos? Será que a minha revolta é a d ver alguém que se afundava comigo se salvando e não me levando junto? Pode até ser, só que espero que este sentimento se transforme em algo tão nobre quanto sede de justiça, algo como em querer ver o bem igual para todos. Agora ................ não sei mais o que escrever. Tudo isso me cansa ao me fazer pensar sobre um monte de coisas (CPMF, aumento de fiscalização, minha tendência em ser corrupto, etc.).

Um comentário:

Uljota disse...

Demorei bastante para comentar, mas agora reli sua postagem de forma mais séria! Eu achei engraçado no último parágrafo: "minha tendência a ser corrupto", hahaha! Que história é esta? De certa mameira, somos muito corruptos já, vc sabe!

Grande abraço pra ti e gostei da postagem, embora, assim como você se diz no texto, eu não tenho muito respaldo para discutir.